terça-feira, 9 de novembro de 2010

O computador vai substituir o professor?

O diálogo que vou propor nesta coluna é sobre a escola. Acho que precisamos conversar sobre isso. A Internet está trazendo consigo um novo modelo de educação, uma forma diferente de aprendizagem, e precisamos entendê-lo, apropriar-nos disso, ser protagonistas da mudança.
Precisamos conversar principalmente porque a existência dessa grande rede nos faz pensar na escola que temos, ainda tão fechada, limitada, desconectada do mundo, da vida do aluno; ainda tão distante da realidade de imagens, sons, cores e palavras em hipermídia que constitui a nossa vida hoje.
Precisamos conversar sobre nossos sonhos para a escola, pois, se vocês não sabem, há séculos nós, pedagogos, acumulamos sonhos sobre a sala de aula. Ivan Illich sonhava com uma educação que não fosse limitada às instituições, que formalizam tudo. Jean-Jacques Rousseau pensava numa escola que não corrompesse o homem, deixando simplesmente vir à tona o que temos de melhor. Jean Piaget queria que os níveis mentais fossem respeitados, sem pular etapas, para que não tivéssemos que aprender aos saltos, ou decorar o que não entendemos. Freinet sonhava com uma escola que permitisse o prazer, a aprendizagem agradável e divertida.
Paulo Freire sonhava com um lugar em que o saber do aluno fosse valorizado, onde a relação vivida nas aulas fosse o ponto de partida para uma grande transformação do mundo. Goleman escreve sobre uma escola que permita desenvolver o lado emocional, que tenha espaço para as artes, a música, as coisas que, enfim, nos fazem mais humanos.
Mas não soubemos concretizar muitos desses sonhos. Talvez ainda não tivemos tempo, porque era preciso primeiro preparar aulas, corrigir provas, anotar no quadro e nos cadernos tantas e tantas explicações.
De repente a tecnologia entra na escola e nos obriga a recuperar tudo isso. A presença da máquina leva todo professor a se perguntar: como é a minha aula? Do que decorre: será que o professor vai ser substituído pelo computador? E sabemos que a resposta é sim, não temos a menor dúvida.
Explico: é que o pior de nós vai ser substituído.
A nossa pior aula, o lado repetitivo, burocrático e por vezes até acomodado da escola, esse vamos deixar para o computador. Ele saberá transformar nossas exposições maçantes em aulas multimídia interativas, em hipertextos fascinantes, em telas coloridas e interfaces amigáveis preparadas para a construção do saber. Então poderemos, finalmente, ficar com a melhor parte, aquela para a qual não nos sobrava tempo, porque pensávamos que devíamos transmitir conhecimentos.
Vamos receber de herança os sonhos de todas as outras gerações, redimi-las realizando tudo o que não puderam conhecer. Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz, feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula, onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas sim uma aventura.
Então será preciso que cada mestre se despeça da figura de professor transmissor de conteúdos que há em si mesmo, e que os alunos abandonem seu papel de receptores passivos. Isso é o pior de todos nós, não nos daremos mais a conhecer assim.
Vamos tentar construir juntos algo novo. É claro que nós, professores, vamos precisar deajuda: os alunos saberão nos dizer como fazer. Será que eles aceitam ser nossos mestres?
Acho que sim, é só por este próximo milênio. Nessa nova sala de aula, na verdade todos serão mestres.
E, curiosamente, a gente vai aprender como nunca. 


RAMAL, Andrea Cecília.

17 comentários:

  1. Muitos conceitos, projetos e planejamentos deverão ser reformulados no universo escolar que está cada vez mais ligada com as novas tecnologias do conheimento.
    o professor deverá estar cada vez mais preocupado em rever os seus conceitos para o ensino e aprenizagem, para que não se torne um simples transmissor de conhecimentos e suas aulas não fiquem monótonas diante de tantas tecnologias conhecidas já pelos alunos.
    As aulas deverão proporcionar troas de conhecimentos, onde os alunos são agentes também ativose contribuem com o que sabem.

    Simone M. Coscarelli
    Formadora Elaine

    ResponderExcluir
  2. Acredito que irá substituir aquele que parou no tempo,não aquele que se empenha para criar novas estratégias e que está em sintonia com os desafios do momento.A escola não pode estar de portas fechadas cercada de muros, mas de janelas abertas e salas de aula conectadas com o mundo.
    Formadora Elaine turma B

    ResponderExcluir
  3. Na minha concepção o computador "apenas" irá substituir o professor na maneira de transmitir conteúdos. A tecnologia avançada oferece novas transmissões de conteúdos, novos recursos de sons, imagens, textos, fazendo com que o professor possa aprofundar seu conhecimento e de seu aluno, será uma ferramenta ativa em sala de aula...

    MARIA REGINA PALADINO
    TURMA B - FORMADORA ELAINE

    ResponderExcluir
  4. Jamais..O computador vai agilizar a transmissão de conhecimentos, substituir, jamais.

    ResponderExcluir
  5. Nunca, pois o professor sempre será quem irá mediar essa nova tendência digital fazendo a aproximação de aluno e máquina.TURMA B- FORMADORA ELAINE. Patrícia De Oliveira

    ResponderExcluir
  6. O computador deve ser somente uma ferramenta que possibilita o auxilio na aprendizagem do aluno.

    Andreia Cristina Paulino
    Formadora: Elaine

    ResponderExcluir
  7. O professor jamais será substituido por uma máquina seja ela qual for, pois a afetividade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem e isso somente um ser humano capaz de se emocionar é quem vai alcançar sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Olá já postei no blog a lição dos direitos autorais. até mais.
    Rejane Aline
    Formadora Elaine

    ResponderExcluir
  9. O professor só será substituido pelo computador se for simplesmente um trasmissor de informação.Jamais uma máquina vai substituir um professor que se apropia da tecnologia e a usa como recurso para qualificar o seu trabalho.
    Christienne
    Turma:D
    Formadora: Elaine

    ResponderExcluir
  10. O Computador jamais substituirá o professor. Ele é apenas uma máquina que facilita o processo ensino-aprendizagem através de suas imagens, textos,fontes de pesquisas. O professor não é uma máquina e sim um ser humano carregado de sentimentos de amor e carinho para com seus alunos. E esse sentimento é fundamental no dia-a-dia de uma sala de aula.

    Camila Leite Boranelli
    Formadora Elaine

    ResponderExcluir
  11. Acredito que irá substituir aquele que parou no tempo,não aquele que se empenha para criar novas estratégias e que está em sintonia com os desafios do momento.A escola não pode estar de portas fechadas cercada de muros, mas de janelas abertas e salas de aula conectadas com o mundo
    formadora kelly
    professor fabio

    ResponderExcluir
  12. Acredito que irá substituir aquele que parou no tempo,não aquele que se empenha para criar novas estratégias e que está em sintonia com os desafios do momento.A escola não pode estar de portas fechadas cercada de muros, mas de janelas abertas e salas de aula conectadas com o mundo
    formadora kelly
    professor fabio

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza que o computador e um grande aliado no processo de ensino aprendizagem. Tanto para nós educadores, como para nossos educandos.
    Mas existe dois "quezinhos" que precisamos deixar bem claro: Primeiro: o educador deve estar bem ciente do que deseja aplicar e com uma metodologia coerente para que o uso da tecnologia dê resultados positivos quando empregado dentro da sala de aula. Segundo: o computador JAMAIS vai substituir do professor. Pode sim causar um certo frisson inicial. Mas nada pode ser comparado com nosso trabalho.
    Parabéns pelo comentário da professora Camila Leite Boranelli.

    ResponderExcluir
  14. O computador será sempre um recurso para o educador aperfeiçoar seu trabalho através de pesquisas e imagens. Para tanto, é necessário que o mesmo se mantenha atualizado, uma vez que a máquina está em constante evolução. Eva Marcelo.

    ResponderExcluir
  15. A máquina tecnológica encurta distância, informa, cria possibilidades, é um recurso dominado pela geração atual. Favorece aos profissionais de diversas áreas, dá suporte ao educador, para que seu trabalho seja aprimorado. Creio que diante de tanta tecnologia, jamais o Professor será substituído pela máquina, a mesma será sempre um recurso inovador. Mercedes.

    ResponderExcluir
  16. jamais o computador substituirá o professor, principalmente na parte de envolvimento de acolhimento que só nós professores podemos oferecer

    ResponderExcluir