terça-feira, 30 de novembro de 2010

Unidade 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS

Nesta unidade, conheceremos uma ferramenta que serve muito à organização do trabalho do professor. Sua importância pedagógica também é destacável, principalmente naqueles momentos em que precisamos fazer a organização de dados de uma pesquisa.
Essa será ainda uma ferramenta fundamental sempre que pensarmos em atividades envolvendo o tratamento da informação.
O aplicativo com o qual trabalharemos é o software Calc, que faz parte do pacote de ferramentas do BrOffice. Esse software nos ajudará a resolver muitas situações cotidianas, abrangendo dados organizados na forma de tabelas ou matrizes em linhas e colunas.
Trata-se daquela situação típica do professor que, ao final de um período, precisa fazer o cálculo das médias dos alunos, em que a mesma conta se repete para cada linha de uma tabela onde estão listados os nomes de todos os alunos da turma.
Além dessa, são inúmeras as situações na vida escolar que podem ser pensadas com base numa planilha de dados: horários de aulas, registros de notas, orçamentos, controles de estoque, inventários diversos, cadastros de dados de alunos e suas famílias, controles de empréstimo de livros e vídeos de biblioteca etc.
As planilhas de cálculo podem nos ajudar a organizar e a fazer a gestão de todas essas situações de modo muito facilitado e prático. Elas auxiliam nos processos de tomada de decisão, dando-nos agilidade, segurança e tranquilidade.
Além de instrumentar essa série de tarefas no nosso cotidiano escolar, essa ferramenta pode ser de grande auxílio no ensino da matemática. Então, nesta unidade, que é a última do nosso curso, vamos tratar de aprender a usá-la, entendendo como ela pode nos auxiliar no nosso dia-a-dia. Vamos também deixar uma pequena mensagem aos professores de matemática, destacando o seu potencial no ensino dessa disciplina, sem esquecer que qualquer disciplina que precise, num determinado momento, fazer o tratamento estatístico de informações poderá se beneficiar do seu uso.

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática


„„Adquirir a habilidade para aproveitar as principais funções das planilhas eletrônicas;
„„Identificar o potencial das ferramentas do software Calc na sistematização, descrição e análise de dados;
„„Identificar o tipo ou categoria de problemas que pode ter sua solução potencializada com o uso das planilhas de Cálculo;
„„Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.

Importância pedagógica das Planilhas Eletrônicas

Nos exemplos que demos acima, tratamos de aspectos que podem instrumentar o professor no seu trabalho, digamos, mais administrativo ou burocrático. No entanto, o potencial de uso da ferramenta no tratamento da informação ficou bem claro. É exatamente daí que queremos partir para fazer uma análise da inserção pedagógica desse aplicativo.
Queremos iniciar esse reconhecimento do papel pedagógico das planilhas eletrônicas destacando a importância estratégica do trabalho de tratamento da informação. A coleta, a organização, a análise e a síntese dos dados, bem como sua comunicação utilizando tabelas, gráficos e outras representações permite melhor ler a realidade e isso promove a construção de uma consciência crítica e cidadã (SKOVOSMOSE, 2001). O uso das planilhas pode viabilizar atividades envolvendo um maior número de dados e informações, o que confere mais seriedade e significação política aos trabalhos escolares. As atividades escolares podem deixar de ser de “mentirinha”, problemas inventados que são simplificados para que sejam exequíveis. As atividades escolares podem tornar-se análises de aspectos reais da vida dos alunos, mesmo que isso redunde em muitos dados, uma vez que, agora, com as planilhas, ficou mais simples tratá-los.
Uma turma de alunos que, junto com seu professor, resolva construir uma planilha do custo financeiro da manutenção de uma escola, analisando vários tipos de relações entre variáveis para pensar em como aperfeiçoar esses custos; ou uma escola que esteja monitorando dados ano a ano sobre as condições da água de um riacho próximo, e que depois resolva publicar um jornal a respeito disso para o bairro; ou uma turma de Ensino Médio que decida fazer uma análise do perfil do consumo energético do seu estado, projetando esse consumo a partir do crescimento populacional esperado, de modo a investigar se a
planta de produção energética é sustentável. Esses são exemplos de projetos e de atividades que se tornam muito mais facilmente exequíveis a partir do uso dos aplicativos para tratamento da informação.
Note que os exemplos citados podem envolver o estudo de várias disciplinas. Na matemática, o uso desses aplicativos é de grande auxílio no estudo das funções. A partir da facilidade para estabelecer relações entre suas linhas e colunas, os alunos podem chegar à modelagem de funções que expliquem o comportamento dos dados e das relações entre as variáveis. Desse modo, as planilhas favorecem a realização de atividades de construção de modelos matemáticos. Elas são também de grande ajuda para a promoção da competência algébrica.

Contudo, há que se pensar um pouco sobre os abusos no uso dessas ferramentas.
Façamos um paralelo a respeito do seu uso com o das calculadoras na escola. É muito comum ouvirmos até nos dias de hoje que precisamos ter cuidado ao usar a calculadora, senão os alunos não desenvolverão a capacidade de fazer contas. Bem, podemos usar o mesmo argumento em relação às planilhas: podemos dizer que se abusarmos do seu uso, os alunos perderão as habilidades de operar algebricamente.
Concordamos com essas afirmações? Voltemos ao caso da calculadora. Nos quatro anos iniciais do ensino fundamental, uma parte significativa do trabalho com a disciplina de matemática é destinada ao aprendizado das quatro operações elementares, com destaque para a operação de divisão, bastante complexa para uma criança. Então, não fará mesmo nenhum sentido pedir às crianças que façam aqueles exercícios de resolver
muitas continhas de divisão com a calculadora, pois assim não irão ganhar proficiência na realização dessas contas.
Contudo, após as crianças terem já conseguido essa proficiência, não faz sentido proibi - las de usar uma calculadora para operar com grandes números na resolução de um problema complexo, até porque a possibilidade de usar a calculadora permite abordar problemas mais complicados, uma vez que ficamos livres das dificuldades do cálculo. Podemos, mesmo, abordar uma nova categoria de problemas, aquela que exige estratégias mais exploratórias e intuitivas.

Outro aspecto importante está no fato de que o não uso da calculadora não é condição suficiente para que desenvolvamos boas estratégias de cálculo mental. O desenvolvimento de boas estratégias de cálculo mental é fortemente dependente da compreensão sobre os princípios de organização do nosso sistema numérico decimal e das propriedades das operações. Se não cuidamos desses aspectos, muitas crianças realizam as operações de forma mecânica, sem compreender o porquê daqueles procedimentos (vai um, empresta
um etc.) e sem desenvolver estratégias mais sofisticadas de cálculo mental. Na verdade, deveríamos e poderíamos usar a calculadora para promover essa compreensão. Há muitos exemplos de atividades desse tipo nos bons livros didáticos.
Então, do mesmo modo, o uso das planilhas de cálculo deve suceder às habilidades de operar e resolver problemas similares com um número menor de dados. Não faz sentido, por exemplo, ensinar às crianças a construírem gráficos na planilha de cálculo antes de terem feito muitos gráficos a mão, com régua, papel quadriculado e canetas coloridas.


Referências
CONTI, Fátima. BROffice.org Calc. UFPA. Disponível em: <http://www.cultura.ufpa.br/dicas/open/calc-gra.htm>. Acesso em: 17 jul. 2009.
OLIVEIRA, Adilson de. Conhecendo o BR-Office.org calc versão 2.0. Paraná: SANEPAR,2005. Disponível em: <http://ci.ufpel.edu.br/treinamento/apostilas/br_office/Calc/Conhecendo%20o%20BrOffice.org%202.0_Calc_S.pdf>. Acesso em: 17 de jul. 2009.
PREFEITURA DE NITERÓI. Projeto Telecentros. Apostila do BrOffice.org Calc (Editor dePlanilha). Disponível em: <http://www.telecentro.niteroi.rj.gov.br/downloads/calc/apostila.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2009.
RAMOS, Edla M. F. Informática aplicada à aprendizagem da matemática. Florianópolis:UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.
SKOVOSMOSE, O. Educação matemática crítica. São Paulo: Papirus, 2001.
UNICAMP. Centro de Computação. Diretoria de transferência Tecnológica. Openofficecalc-planilhas. [S.l.], 2002. Baseado na versão 2.0. Disponível em: <http://ftp.unicamp.br/
pub/apoio/treinamentos/broffice/calc_2.0.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2009.

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